Por Renata Gondim – Não se fala em outra coisa no meio político nesta segunda-feira a não ser na entrevista que o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá conceder ao Jornal Nacional, nos estúdios da TV Globo no Rio de Janeiro, inaugurando a rodada de entrevistas com os principais presidenciáveis ao longo de toda a semana.
O candidato do PL à reeleição demorou a confirmar sua participação diante dos termos definidos pela emissora, mas teria desistido da possível recusa ao levar em consideração a audiência do programa, que chega a 26, 6 pontos, tendo como referencial uma média de 205 mil espectadores por ponto.
Segundo interlocutores do chefe do Executivo, Bolsonaro irá aproveitar a oportunidade para tentar atingir o eleitorado mais pobre e por sua vez mais propenso a votar no seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT). Com este objetivo, tentará abordar feitos recente do seu governo, como o pacote de benefícios sociais, o auxílio emergencial durante a pandemia, e a redução do preço dos combustíveis.
Bolsonaro participa de sua primeira entrevista orientado a evitar “excessos de comportamento” e a agir com moderação, uma vez que as pesquisas apontam que ele perde apoio após episódios de radicalização. Isso porque temas como o constante questionamento do presidente à segurança das urnas eletrônicas, as denúncias de corrupção no Ministério da Educação e na Codevasf, e sua proximidade com o Centrão, por exemplo, não deverão ficar de fora da pauta do encontro.
Preparem a pipoca, porque esse encontro vai render!