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Obras da ponte Engenheiro Jaime Gusmão avançam e chegam a 80% de conclusão

 

As obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que cruzará o Rio Capibaribe para interligar os bairros da Iputinga e do Monteiro, chegaram a 80% de conclusão. O percentual se refere à etapa principal dos trabalhos, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio, que ficará pronta no final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população. O prefeito João Campos vistoriou a obra nesta segunda-feira (24).

“Nós temos 27 pontes na cidade, sem contar os pontilhões. E essa será a 28ª. É uma grande obra e, além da ponte, também vamos construir um sistema viário novo com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe. O sistema viário dará o acesso à ponte dos dois lados e viabilizará também o acesso das pessoas com qualidade”, disse o prefeito durante a visita.

A intervenção está sendo realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. A ponte mede 170 metros de extensão, 20 m de largura e 12 m de altura, com calçadas e ciclofaixa. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.

No momento, a obra está na fase de implantação das aduelas de concreto nos dois sentidos. São peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação, já que estão sendo concretadas com o método de balanços sucessivos. Com o avanço na colocação das aduelas, o primeiro encontro entre os dois lados da ponte deverá acontecer em setembro e a conexão será completada até outubro. Em seguida, começam os trabalhos em cima do tabuleiro, como o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia. Por fim, serão feitas as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada.

A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do Capibaribe nesta região são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.

Por exemplo, a nova ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (via Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km. Motoristas indo do Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.

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A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

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Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

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