Oposição no Brasil ecoa ataques de Trump à USAID para desgastar Lula

Foto: Arte / Metrópoles

 

Visto como uma nova oportunidade de ascensão da direita na América Latina, os primeiros dias do novo mandato de Donald Trump já renderam munição para a oposição atacar e tentar enfraquecer o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O caso mais recente envolve uma suposta interferência da a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) nas últimas eleições presidenciais no Brasil.

 

Polêmica com a USAID

Criada durante a Guerra Fria com o objetivo de aumentar a presença internacional dos EUA, e combater o avanço da União Soviética, a USAID é atualmente o maior doador individual de ajuda humanitária ao redor do mundo.

 

A agência passou a ser atacada pelo bilionário Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Trump, que acusou a pasta de ser um “ninho de víboras marxistas de esquerda radical”.

 

O presidente dos EUA também adotou a retórica de Musk, e classificou a USAID de ser composta por “radicais loucos de esquerda”. Assim como o dono do X, Trump não apresentou qualquer prova que sustente as acusações.

 

Trump afirmou, no último dia 4 de fevereiro, que pretende fechar a agência.

 

A história começou a repercutir em alas da oposição, principalmente entre parlamentares ligados ao bolsonarismo, na última semana, após um ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA fez uma série de acusações contra a agência. Entre elas, um possível trabalho de interferência política em alguns países por meio de financiamento.

 

No último dia 3 de janeiro, Mike Benz foi entrevistado pelo ex-marqueteiro e conselheiro de Trump, Steve Bannon, e afirmou que Jair Bolsonaro (PL) ainda seria presidente do Brasil caso a USAID não existisse. De acordo com o ex-chefe da divisão de informática do Departamento de Estado dos EUA, a agência teria interferido nas eleições de 2022 por meio de financiamentos para controlar, e censurar, informações sobre o ex-presidente.

 

As acusações do ex-funcionário do governo norte-americano surgiram após Musk iniciar uma cruzada contra a agência, na tentativa de descredibilizar e minar o trabalho do órgão.

 

Desde então, a oposição no Brasil tem usado as acusações de Benz, Musk e Trump sobre a USAID ter influenciado a política de países terceiros – sem que provas fossem apresentadas – para voltar a ecoar a narrativa de que as eleições presidenciais de 2022 foram fraudadas.

 

A retórica foi repercutida principalmente pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro. Entre 3 e 10 de fevereiro, 36 das 112 publicações do parlamentar no X, entre posts e republicações, foram focadas nos boatos sobre a USAID, segundo levantamento feito pelo Metrópoles.

 

O parlamentar também passou a apoiar uma iniciativa do deputado federal Gustavo Gayer (PL), que tenta recolher assinaturas para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seja instalada na Câmara dos Deputados para apurar o caso. Até a noite de segunda-feira (10/2), mais de 100 deputados já haviam assinado a petição.

 

Bolsonaro já assinou acordo com a USAID

Apesar da retórica de ataques contra a USAID por parte da oposição ligada ao bolsonarismo, o Governo do Brasil já assinou um acordo com a agência norte-americana durante a administração de Jair Bolsonaro (PL).

 

Em março de 2019, Brasília e Washington assinaram uma carta de intenção com o objetivo de lançar um fundo de investimento, no valor de US$ 100 milhões, para ações de desenvolvimento econômico na Amazônia.

 

Além disso, o Brasil recebeu ajuda milionária do governo dos EUA durante a pandemia de Covid-19 por meio da agência agora criticada pela oposição.

 

Na época, a USAID enviou centenas de ventiladores pulmonares para o Brasil, após o estado de calamidade de instalar no país, com pacientes inclusive morrendo de asfixia por falta de oxigênio.

 

Em uma publicação no X em outubro do 2020, Bolsonaro chamou o trabalho entre Brasil e EUA via USAID de “demonstração da sólida parceira” entre os dois países.

 

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”