Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

PE acelera economia com crescimento de 6,2% do PIB no quarto trimestre de 2024

Foto: Hesíodo Góes /Secom

 

Pernambuco fechou o quarto trimestre de 2024 com um crescimento de 6,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao mesmo período de 2023. A taxa de crescimento da economia pernambucana nos três últimos meses do ano passado foi quase o dobro da média nacional no mesmo período, de 3,6%. No acumulado de 2024, o Estado cresceu 4,9%, que é o maior nível de crescimento dos últimos 15 anos e totalizando o valor de R$ 288,67 bilhões.

 

Os dados preliminares do PIB estadual, publicados nesta terça-feira (1º), foram calculados pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), que é vinculado à Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE). Todos os setores econômicos do Estado cresceram acima da média do país no quarto trimestre e no acumulado do ano de 2024.

 

“É mais um excelente dado que reforça que Pernambuco está em um ritmo acelerado de crescimento, registrando números históricos que não se via há 15 anos e acima da média do Brasil. Isso é resultado do empenho da gestão da governadora Raquel Lyra para aumentar a capacidade de investimentos e melhorar o ambiente de negócios do Estado, aquecendo a economia e retomando protagonismo de Pernambuco no Nordeste”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

 

No quarto trimestre de 2024, a agropecuária pernambucana registrou crescimento de 10,4%, enquanto a média do país foi negativa em 1,5%. O desempenho foi impulsionado pela pecuária. No acumulado de 2024, o crescimento foi de 11,5%. É o segundo ano consecutivo em que a agropecuária cresce acima de dois dígitos.

 

Já a indústria do Estado cresceu 5,7% no quarto trimestre do ano passado, mais do que o dobro da média nacional, que foi de 2,5%. Esse crescimento do setor em Pernambuco foi puxado pela indústria de transformação, que teve alta de 7,5%, graças à fabricação de automóveis, camionetas e utilitários, ao refino de petróleo e à fabricação de produtos alimentícios e bebidas.

 

O setor de serviços, que historicamente possui maior peso no PIB estadual, teve alta de 4,2%, enquanto o Brasil registrou crescimento de 3,4%. Esse número do setor em Pernambuco foi impulsionado pela atividade de comércio, com alta de 6% contra uma taxa de 4,7% registrada pelo país, pela administração, educação e saúde pública, defesa e seguridade social, com destaque para a saúde, e atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030