
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) foi oficialmente nomeado como novo ministro das Comunicações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (10), após uma reunião entre o parlamentar e o chefe do Executivo no Palácio da Alvorada. Ele substitui Juscelino Filho, que deixou o cargo após ser denunciado por um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou a escolha e informou que Pedro Lucas pediu um prazo até depois da Páscoa para assumir a função, a fim de resolver questões pessoais e ligadas ao seu mandato. “O União apresentou o nome do Pedro Lucas, e o presidente aceitou”, afirmou a ministra.
Pedro Lucas está em seu segundo mandato como deputado federal e lidera o União Brasil na Câmara. Embora não tenha uma relação próxima com Lula, o parlamentar tem boa articulação interna no partido, principalmente com o presidente da legenda, Antonio Rueda, e com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Natural do Maranhão e formado em administração, Pedro Lucas vem de uma família tradicional na política local. Antes de chegar à Câmara, foi presidente da Agência Executiva Metropolitana do estado durante o governo de Flávio Dino. Em 2022, foi reeleito com 159.786 votos, sendo o segundo mais votado no estado.