Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Pernambuco quer ampliar reconhecimento de produtos tradicionais com novas Indicações Geográficas

Foto: Roberta Guimarães/Fenearte 2024

 

Com o objetivo de valorizar produtos que fazem parte da identidade e da cultura pernambucana, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae/PE vão lançar, no próximo dia 10 de abril, um projeto para propor 13 novas Indicações Geográficas (IGs) para o estado. A iniciativa busca dar mais visibilidade a itens como o bolo de rolo, a renda renascença de Poção e o artesanato de barro de Caruaru, entre outros símbolos da tradição local.

 

Com um investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto será dividido em quatro etapas: diagnóstico, estruturação, submissão dos pedidos ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e acompanhamento. A fase inicial já está em curso com apoio do Sebrae Nacional. Atualmente, Pernambuco possui apenas três IGs registradas — os vinhos do Vale do São Francisco, uvas e mangas de Petrolina e o Porto Digital, no Recife.

 

Entre os produtos que podem receber o selo de IG estão o mel do Araripe, o abacaxi de Pombos, o café de Triunfo, a manta caprina de Dormentes, o artesanato de madeira de Sertânia, o queijo coalho artesanal do Agreste e os bolos típicos de noiva e Souza Leão. A etapa mais complexa do projeto será a estruturação, que inclui mobilização dos produtores, pesquisa histórica, delimitação geográfica e elaboração de cadernos técnicos.

 

Para o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, o projeto é um marco na valorização dos arranjos produtivos locais. Já o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, destacou que a iniciativa vai proteger o conhecimento tradicional e gerar oportunidades para pequenos negócios, aumentando a competitividade dos produtos pernambucanos no Brasil e no exterior. A expectativa é que o projeto seja concluído até 2026.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030