
Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) revelou que 62% dos brasileiros são contra uma eventual candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026. Apenas 35% apoiam a ideia, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder. O índice dos que rejeitam um quarto mandato para Lula subiu dez pontos percentuais desde dezembro do ano passado, quando era de 52%.
O levantamento, realizado entre os dias 27 e 31 de março, também apontou um recorde na desaprovação do governo Lula. Para 56% dos entrevistados, o Brasil está seguindo na direção errada. Além disso, a percepção negativa sobre a economia cresceu significativamente, com 56% avaliando que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses – um aumento de 17 pontos percentuais desde janeiro. A dificuldade para conseguir emprego também foi mencionada por 53% dos entrevistados, um crescimento de oito pontos em relação à pesquisa anterior.
Apesar do cenário de desaprovação, a Genial/Quaest mostrou que Lula ainda lidera em cenários de segundo turno contra potenciais candidatos da direita. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, o petista mantém vantagem, embora dentro do limite da margem de erro. Além disso, a pesquisa revelou que 44% dos eleitores temem o retorno de Bolsonaro, enquanto 41% manifestam receio diante de um possível quarto mandato de Lula.