Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Pesquisa Genial/Quaest: Desaprovação de Lula sobe de 49% para 56% desde janeiro

Foto: Agência Brasil

 

A desaprovação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 56% dos eleitores brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2). É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50% nesse levantamento, feito desde abril de 2023. A aprovação do presidente caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato. Lula é desaprovado por 53% das mulheres, 64% dos jovens e 45% dos que ganham até 2 salários mínimos. Apenas na faixa de 60 anos ou mais a aprovação, de 50%, supera a desaprovação, de 46%.

 

Pela primeira vez, o governo é considerado pior do que o de Jair Bolsonaro. Assim pensam 43% dos entrevistados, contra 39% que consideram o atual governo melhor do que o do ex-presidente. O Nordeste é a única região onde a aprovação, de 52%, supera a desaprovação, de 46%. Desde a última pesquisa, a aprovação de Lula na região caiu 7 pontos e a desaprovação subiu 9 pontos percentuais.

 

No período em questão, os que veem piora na economia nos últimos 12 meses passaram de 39% para 56% e os que acham que a situação melhorou são hoje 16%, contra 25% em janeiro. Para 26% a economia não se alterou (32% em janeiro). Emprego mais difícil (53%) e alta do preço dos alimentos no mercado (88%), dos combustíveis (70%) e das contas de água e luz (65%) pesam nessa avaliação. Para 81%, Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos. A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais através de entrevistas presenciais que utilizaram questionários estruturados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

 

Com informações da Jovem Pan

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030