Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

PGR nega pedido de prisão domiciliar de Chiquinho Brazão por motivos de saúde

Foto: Redes sociais/Divulgação

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o pedido de liberdade do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ), denunciado como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A defesa solicitava a conversão da prisão preventiva em domiciliar alegando agravamento de problemas cardíacos, diabetes e insuficiência renal, mas o órgão entendeu que os cuidados médicos vêm sendo devidamente garantidos.

 

Em parecer enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, o vice-procurador-geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, afirmou que “o tratamento médico necessário está sendo assegurado”, e destacou que a prisão domiciliar só seria cabível se houvesse comprovação de que o sistema penitenciário não pudesse oferecer o atendimento necessário, o que não ocorreu.

 

A defesa de Brazão informou que ele perdeu mais de 20 kg desde que foi preso, em março do ano passado, e relatou episódios recentes de angina, além de cateterismo e colocação de stents após a obstrução de duas artérias coronárias. A PGR, no entanto, ressaltou que essas doenças são anteriores à prisão e que os procedimentos foram realizados com autorização judicial, inclusive com acompanhamento de seu médico pessoal.

 

Mesmo mantendo o parecer pela continuidade da prisão, o vice-PGR recomendou que a Penitenciária Federal de Campo Grande, onde Brazão está detido, continue a garantir todos os cuidados médicos necessários. Isso inclui uma nova consulta com cardiologista o mais breve possível, a fim de preservar a integridade física do réu enquanto o processo segue em curso.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030