Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Planalto quer evitar desidratação da reforma do IR durante tramitação

Foto: Reprodução/Internet

 

 

O governo Lula prepara a articulação política para o andamento da reforma da renda no Congresso. O Planalto ainda estuda quem será o relator da medida no Legislativo. O presidente mostra preferência por um nome da base aliada ligado ao centrão para relatar a proposta de mudanças no Imposto de Renda. Entre os nomes ventilados estão Aguinaldo Ribeiro, do Partido Progressista (PP), e Pedro Paulo, do Partido Social Democrata (PSD).

O Partido dos Trabalhadores (PT), por outro lado, quer a relatoria, mas, até o momento, o único parlamentar cotado para a tarefa é o deputado Rubens Júnior. Lula quer um nome que diminua a resistência à reforma e que ela seja aprovada na Câmara ainda no primeiro semestre deste ano. Partidos de oposição são favoráveis à isenção, mas questionam as formas de compensação anunciadas pelo governo federal.

 

Uma das maiores críticas está no modelo para repor perda de arrecadação de estados e municípios. Prefeituras e governos estaduais deixariam de recolher o IR na fonte com a isenção para quem recebe até R$ 5 mil, diminuindo assim as receitas. Parcela relevante dos servidores públicos dos entes nacionais ganham abaixo deste valor.

 

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou que os estados lucraram muito, enquanto a tabela do Imposto de Renda (IR) não era corrigida. “Não parece razoável que, agora que gente quer fazer justiça fiscal, haja algum tipo de conflito em relação a isso. A tabela do Imposto de Renda ficou congelada por 8 anos, entre 2015 a 2022, e durante esse período os estados ganharam mais com isso, pois passaram a reter mais imposto de renda na fonte”.

 

Outra pressão está relacionada à alíquota progressiva, que alcança 10% da renda para quem recebe mais de um milhão por ano. A taxa é considerada alta por grupos de congressistas, que querem uma redução.

 

Alguns parlamentares apontam que há resistência do Congresso sobre o tema, o que levaria a mudanças no texto. Querendo evitar a desidratação da reforma, Lula pediu que Gleisi e Haddad visitem o Congresso e acompanhem de perto a tramitação. Os ministros terão reuniões semanais com as bancadas e vão abrir os gabinetes para conversas com parlamentares, buscando negociar as possíveis alterações.

 

*Com informações da CNN Brasil

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030