A Prefeitura Municipal do Paulista iniciou, na última segunda-feira (20), no Espaço Armazém 10, localizado no bairro do Nobre, a entrega simbólica dos tablets que serão distribuídos para 8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação ocorreu durante o evento de lançamento do Conecta Legal Paulista, plataforma de ensino com formato de educação à distância (EAD).
Inicialmente, receberão os tablets os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fases III e IV, de 17 das 41 unidades de ensino da rede pública.
A solenidade contou com a presença do prefeito Yves Ribeiro; do secretário de Educação Geraldo Lima; do presidente do Sindicato dos Professores de Paulista (SINPROP), Gilberto Sabino; dos vereadores Eudes Farias e Raul Silva, além de gestores escolares, supervisores, pessoal de apoio pedagógico, professores, estudantes e técnicos da Secretaria de Educação.
“Agora, estamos passando essa ferramenta para os alunos. Inicialmente serão 8 mil tablets, mas o nosso intuito é atingir o maior número possível de alunos, para que eles possam ser jovens de olho no futuro. Nossa missão é dar as ferramentas necessárias para isso, estimulando sempre o aprendizado de diversas formas”, afirmou Yves Ribeiro.
Thamyres Fernandes, 13 anos, aluna do 8º ano B do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, foi uma das primeiras a receber o item. “Eu achei muito boa a entrega do tablet. Eu estava precisando muito. Vai ser muito bom para o meu aprendizado, e eu estava esperando ansiosamente por ele. Agradeço muito por ter chegado a hora”, comemorou a adolescente.
Conecta Legal Paulista – A plataforma tem como diferencial a possibilidade de uso sem acesso à internet. Ao entrar com o login e a senha cadastrados em celulares, notebooks, desktops ou tablets, a plataforma atualiza as demandas das atividades escolares. Os dispositivos eletrônicos distribuídos pelo governo municipal já virão com o Conecta Legal instalado.
Os professores terão disponível um aplicativo inovador de apoio ao ensino com recursos multimídia, possibilitando o acesso a conteúdos interativos alinhados às diretrizes curriculares, contribuindo para a aprendizagem e para os indicadores educacionais do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
O objetivo é estimular a educação dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo atividades lúdicas das diversas disciplinas, e ampliando o raciocínio lógico e linguístico dos alunos. Com isso, almeja-se a dinamização do trabalho pedagógico e a promoção da inclusão digital em toda a comunidade escolar.
Antes do lançamento, foi criado um grupo gestor para o desenvolvimento do projeto, elaborado pela empresa Plural Soluções Tecnológicas e Educacionais. Houve debates sobre o papel pedagógico e sobre quais seriam as ações necessárias para o início das atividades.
*Com informações da assessoria de imprensa