A Prefeitura do Recife vem mudando, nos últimos anos, o padrão de urbanização e manutenção da cidade. Programas como o Novo Asfalto, que está melhorando a pavimentação das principais vias e avenidas do Recife; o Via Jardim, que está revolucionando a arborização urbana; e o Rua Tinindo, que vem avançando em obras de pavimentação e drenagem nas áreas historicamente mais necessitadas, são exemplos destas ações comprometidas com os anseios da população.
Passado o inverno deste ano e após investir mais de R$ 290 milhões nas medidas para mitigar os efeitos das chuvas, o Prefeito João Campos lançou, nesta quinta-feira (31), o Programa Tá Aprumado Praças, que representa um novo padrão para os espaços públicos do Recife e que vai revitalizar e transformar 120 espaços de lazer, incorporando a participação popular através do aplicativo de mensagens WhatsApp, com o objetivo de fazer o recifense viver a sua cidade. O investimento será de R$ 60 milhões.
“Quero agradecer ao nosso time, que está trabalhando muito e com algo essencial: velocidade. Temos que entender que as demandas do povo não podem ficar esperando em uma mesa ou prateleira, sabemos que os problemas são muitos, os desafios históricos são enormes e temos que ser rápidos e trabalhar sem parar para criar a solução. Falar que quer deixar a cidade bonita todo mundo fala, o que importa é tirar a ideia da cabeça, colocar na mesa e transformar em um programa executivo que funciona e beneficia todos e todas do Recife. Outro diferencial é o espaço “figital”, físico e digital, no portal Conecta Recife, que faz toda a diferença na inclusão da população nas decisões que tomamos em relação a estes espaços de lazer”, disse o prefeito.
O Programa Tá Aprumado Praças se baseia em quatro pilares fundamentais, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade. Uma de suas características mais marcantes é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão. Com uso do aplicativo WhatsApp, cada recifense terá a oportunidade de escolher quais praças serão revitalizadas em suas comunidades e até mesmo sugerir os equipamentos que serão implantados.