Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Prefeitura do Recife propõe auxílio emergencial de R$ 3 mil para afetados por incêndio no Mercado da Madalena

Foto: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, na manhã desta segunda-feira (14), que está encaminhando para a Câmara de Vereadores um  Projeto de Lei para criação de um auxílio emergencial no valor de R$ 3 mil, além da suspensão da taxa de uso, para os permissionários impactados pelo incêndio ocorrido na madrugada do último sábado (12), no Mercado Público da Madalena. A iniciativa, divulgada pelo prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, durante visita ao mercado, tem como objetivo oferecer apoio imediato aos trabalhadores das áreas diretamente atingidas, durante o período de requalificação do espaço. As atividades das áreas não atingidas retomam funcionamento a partir de hoje.

 

“A gente sabe que quem teve o seu negócio prejudicado tem pressa de voltar a trabalhar. Por isso, estamos liberando essa área já dois dias depois do incêndio, mas com toda a segurança e proteção que os feirantes merecem. E também já estamos enviando o Projeto de Lei que vai garantir que os permissionários que vão ter os seus quiosques recuperados recebam um auxílio da Prefeitura até que eles possam voltar a trabalhar no seu comércio. Então, a partir de hoje, o mercado volta a funcionar e receber seus clientes, e a gente vai cuidar, trabalhando em ritmo acelerado,  para que os comerciantes estejam, logo, logo, de volta à atividade, nos seus pontos, garantindo o sustento das suas famílias”, disse Victor Marques.

 

Segundo o diretor-presidente da autarquia municipal CONVIVA Mercados e Feiras, Gabriel Leitão, a medida foi pensada para amparar os trabalhadores diretamente afetados enquanto aguardam a retomada das atividades. “Nosso objetivo é assegurar que nenhum permissionário atingido fique desamparado neste momento. Com o auxílio emergencial e a suspensão da taxa de uso, queremos oferecer tranquilidade e reforçar que, em breve, o mercado estará totalmente recuperado e mais forte para receber de volta seus trabalhadores e clientes”, afirmou.

 

O incêndio foi contido ainda na madrugada de sábado, com atuação rápida do Corpo de Bombeiros, acionado pelo Centro de Operações do Recife (COP). Em seguida, a Defesa Civil vistoriou o local e confirmou que três operações comerciais foram diretamente atingidas. A área danificada foi isolada com tapumes e seguirá interditada até a conclusão dos reparos estruturais necessários.

 

No domingo (13), com a finalização da perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC), foram iniciados os serviços de limpeza e retirada de materiais, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife. O fornecimento de energia elétrica também foi restabelecido, possibilitando a retomada das atividades nas áreas não afetadas dentro do mercado.

 

Para garantir o atendimento à população no fim de semana que antecede a Semana Santa — um dos períodos de maior movimento no setor — a Prefeitura montou uma operação extraordinária na área externa do mercado, assegurando a continuidade da venda de peixes. Além disso, os restaurantes da área externa mantiveram seu funcionamento normal durante todo o fim de semana e seguirão operando normalmente.

 

O Mercado da Madalena, que teve sua cobertura requalificada em 2022 e passou por recente modernização da rede elétrica, segue recebendo total atenção da gestão municipal. A Prefeitura do Recife reforça seu compromisso com os trabalhadores e com a população, e continuará acompanhando de perto todas as etapas de recuperação do espaço.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030