Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Premiê da Groenlândia defende soberania em meio a visita dos EUA

Foto: Reprodução

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mesmo antes de tomar posse, expressava o desejo de anexar a Groenlândia ao território norte-americano, o que não vem sendo bem recebido pelos groenlandeses. Neste domingo (23/3), a Casa Branca anunciou que, durante a semana, Michael Waltz, conselheiro de Segurança Nacional do país e a esposa do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, Usha Vance, visitarão a região.

 

Ao tomar conhecimento da viagem, o primeiro-ministro interino do país, Mute Egede, afirmou, no Facebook, que “os visitantes não serão recebidos pelo ministro do exterior. Também foi claramente afirmado aos americanos que, após as eleições na Groenlândia, ainda não há formação de um governo e que as conversações só poderão ter lugar quando for formado um novo governo”.

 

Trump e Groenlândia

Durante o primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump chegou a ventilar a ideia de comprar a Groenlândia. A retórica voltou a ser repetida durante a corrida eleitoral de 2024.
Apesar de ser uma região autônoma, a Groenlândia faz parte do território da Dinamarca. O país é um dos 32 membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Trump argumenta que a anexação da ilha ao território norte-americano é uma questão de “segurança nacional”.
A Groenlândia é rica em recursos naturais, e já abrigou bases militares dos EUA.

 

“Da mesma forma, agimos com base na nossa independência e soberania do nosso país, e que qualquer pessoa de fora deve nos deve respeitar e não interferir. Como parceiros globais, não podemos dar-nos ao luxo de perder a cooperação. A cooperação será baseada no respeito e no direito e nas normas internacionais”, destacou Egede.

 

O premier ainda ressaltou que ,”na semana passada, mostramos que vamos continuar — que vamos mostrar e reforçar que não aceitaremos a invasão de ninguém ao nosso país. Podemos decidir nosso próprio futuro. Entendo perfeitamente que você esteja preocupado. Porque recentemente experimentamos algo que não vivíamos antes. Onde fomos tratados de forma inaceitável, o que não é digno entre amigos próximos e aliados”.

 

Trump, em 13 de março, ao ser questionado sobre as ambições expansionistas contra a Groenlândia, disse acreditar que a anexação realmente vai acontecer, sem dar maiores detalhes.

 

“Os tempos que vivemos obrigam-nos a permanecer unidos e a não entrar em pânico pelo nosso país. Encorajo todos a defenderem o que mostramos ao mundo inteiro na semana passada: devemos usar isso como uma força para nos mantermos unidos e falarmos contra o tratamento inaceitável. Porque somos nós que decidimos o nosso próprio futuro”, concluiu o primeiro-ministro interino da Groenlândia.

 

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030