Por Renata Gondim – A campanha eleitoral começou ontem (16), e menos de 24 horas depois já existe a denúncia de uso da máquina pública por parte da campanha do candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB). Imagens e vídeos que chegaram ao Blog da Renata mostram que veículos locados pelo Governo do Estado para uso exclusivo da Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) foram usados no primeiro ato político do socialista, que aconteceu à noite na comunidade de Brasília Teimosa. Os carros estavam estacionados na Rua Herculano Bandeira, no Pina.
Os veículos pertencem à Locavel Bus Transportes e Fretamento Ltda., de acordo com informações públicas disponibilizadas no portal Tome Conta, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Ainda de acordo com as denúncias, estes dois veículos não seriam os únicos no local.
Conforme foi apurado pela reportagem, um dos automóveis está cedido para uso de um diretor da Compesa. Como a empresa é regida pela Lei das Estatais, a infração pelo uso de bem público vai contra as regras de compliance, pode resultar até mesmo na perda do cargo. Além do uso de carro locado, cada diretor da Compesa também possui motorista. Ou seja, ainda pode haver o uso de trabalhador fazendo hora extra com adicional noturno.
Como já é de conhecimento público, os cargos comissionados e funções gratificadas estão sendo “convocados” para participar dos eventos de campanha de Danilo e, muitos deles, seguem dos expedientes que terminam às 17 horas direto para os compromissos da disputa eleitoral.