Do G1 – A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi eleita a nova presidente do Consórcio Nordeste – que reúne os nove estados da região – durante assembleia dos governadores realizada nesta quarta (13), no Recife. Ela será a primeira mulher a presidir a entidade, criada em março de 2019 para atrair investimentos e projetos estruturadores.
“Nossa prioridade vai ser acelerar o PAC. Só para o Nordeste está destinada uma carteira da ordem de R$ 700 bilhões, investimentos fundamentais para promover o desenvolvimento da nossa região”, destacou Fátima Bezerra.
A governadora do Rio Grande do Norte irá suceder João Azevêdo (PSB), da Paraíba, a partir de janeiro do ano que vem. Ela destacou que entre as prioridades de sua gestão estão trabalhar para reduzir as desigualdades e avançar para colocar o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em funcionamento.
“Vamos avançar cada vez mais nesse papel estratégico que o consórcio tem de articulador, de buscar a articulação das políticas, das ações, em diálogo permanente com a União, para promover o desenvolvimento da nossa região. Um desenvolvimento que traga geração e, portanto, traga prosperidade e que avance no item da inclusão social”, disse a governadora.
Antes, os governadores do Nordeste se reuniram com o ministro da Integração, Waldez Góes, e outros representantes de instituições responsáveis pela destinação de recursos financeiros para a região, como o presidente da Sudene, Danilo Cabral, e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara.
Entre os assuntos da pauta estiveram os repasses do Fundo de Participação do Nordeste (FNE). Segundo o ministro da Integração Nacional, para 2024 está sendo planejado um crescimento de 10% nos repasses do fundo constitucional.