A ata da convenção do PSB, realizada na última sexta-feira (5), rendeu muitas controvérsias no meio político. A mais chamativa foi a inclusão do deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior como candidato à reeleição, quando tudo levava a crer que ele disputaria para federal. Mas o mais curioso é que o PSB não conseguiu preencher sequer a metade das vagas para concorrer à Câmara dos Deputados.
Apenas 11 nomes constam na lista para federal, sendo quatro candidatos à reeleição (Gonzaga Patriota, Felipe Carreras, Tadeu Alencar e Milton Coelho), dois oriundos da Alepe (Eriberto Medeiros e Lucas Ramos) e Pedro Campos, herdeiro do ex-governador Eduardo Campos e tido como o puxador de votos. Quatro mulheres (Fabíola Maciel, Professora Maria José de Sena, Miriam Cunha e Tereza Raquel) completam a chapa para preencher a cota feminina obrigatória de 30%. Isso já considerando a versão retificada que o partido entregou a Justiça Eleitoral, com correções já feitas.
Pelas regras da eleição, cada partido pode ter até 26 candidatos a federal e 50 a estadual em Pernambuco, respeitado o percentual acima citado para mulheres. Significa dizer que, mesmo com a entrada de Uchoa na chapa de federal, os socialistas não terão preenchido nem a metade das vagas. Já na chapa da Alepe, foram registrados 40 nomes.
As projeções apontavam que o PSB poderia fazer seis a sete federais. No entanto, com uma chapa reduzida, os cálculos precisarão ser revistos. E a situação deve preocupar muito os candidatos à reeleição, pois com Danilo sem decolar nas pesquisas, o voto de legenda também tende a baixar.
Veja a ata do PSB aqui: