Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

PT diz que Eduardo Bolsonaro estourou limite de faltas e aciona a PGR

Foto: Divulgação

 

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), acionou, nesta terça-feira (28/10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), alegando que o parlamentar não tem como atingir o percentual de presença mínimo para manutenção do mandato até o fim deste ano.

 

Como antecipado pelo Metrópoles, Eduardo Bolsonaro – que reside nos Estados Unidos desde março deste ano, onde atua para obter tarifaços contra o Brasil e sanções a autoridades brasileiras – compareceu a somente 13 das 50 sessões realizadas em 2025, acumulando 72% de faltas às deliberações em plenário.

 

Segundo o PT, ainda que o filho “03” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareça a todas as 24 sessões remanescentes neste ano, “matematicamente é impossível que o parlamentar atinja o índice mínimo de assiduidade previsto na Constituição”, que é de 1/3 das sessões.

 

Lindbergh ainda sustenta que Eduardo Bolsonaro continua recebendo salário e auxílios da Câmara, apesar de ele não comparecer às sessões do Congresso.

 

Porém, as contas do parlamentar estão bloqueadas por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em meio ao inquérito sobre crimes contra a soberania nacional. No entanto, os pagamentos da Câmara seguem sendo realizados.

 

A perda de mandato por faltas é uma prerrogativa da Mesa Diretora da Câmara, atualmente comandada pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). Em 2017, um ato determinou que a contabilização de faltas para a perda de um mandato só será consolidada e encaminhada à presidência até 5 de março do ano seguinte.

 

“Tais fatos demandam a atuação do Ministério Público Federal para apurar a responsabilidade individual do deputado e a (in)constitucionalidade de ato institucional da Mesa Diretora, diante da possibilidade de dano continuado ao Erário”, diz o documento.

 

Ressarcimento

 

O PT na Câmara pede, além da investigação, que o ato seja declarado inconstitucional; que os pagamentos da Câmara a Eduardo sejam bloqueados, em caráter cautelar, durante o curso de uma eventual investigação; e que o Tribunal de Contas da União (TCU) determine o ressarcimento “dos valores indevidamente pagos durante o período de ausência injustificada”.

 

Na semana passada, o Conselho de Ética arquivou um dos pedidos de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro. O relator, Marcelo Freitas (União-MG), sustentou que declarações do parlamentar contra o STF estão protegidas pela imunidade parlamentar e que ele não pode ser responsabilizado pelas sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil.

 

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”