A candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), falou, nesta terça-feira (9), sobre o drama social em Pernambuco, denunciado, mais uma vez, por meio de uma pesquisa que traz a Região Metropolitana do Recife com a população vivendo em pior situação do país (13% de extrema pobreza e 39,7% abaixo da linha de pobreza).
Em entrevistas à Rádio Polo, de Santa Cruz do Capibaribe, e ao Portal da Prefeitura, Raquel afirmou que a superação desse cenário exige ação firme do estado, com políticas públicas afirmativas e integradas.
Raquel foi enfática ao dizer que colocará todo o governo, em todas as áreas, para trabalhar neste sentido, “e, para isso, colocarei toda a minha experiência, obstinação, capacidade de liderança, de tirar projetos do papel e transformá-los em realidade na vida das pessoas”, enfatizou.
Segundo Raquel, políticas públicas de redução de desigualdades e da extrema pobreza se darão, por exemplo, com a oferta de 60 mil vagas de creche em parceria com os municípios. “É benefício para a criança, com educação de qualidade e cinco refeições por dia, e também para as mães, que poderão garantir o seu emprego e a sua renda”, detalhou.
Raquel também voltou a se comprometer com a implantação de restaurantes populares fixos e móveis em todas as regiões do estado, através do programa Bom Prato. “O estado vai cuidar da segurança alimentar de nossa gente, com refeições nutritivas, com custo simbólico, acessível a todos, a partir de subsídio do governo.”
“A gente vai trabalhar para garantir novas oportunidades às novas gerações. E, com isso, vamos garantindo que trabalhando a educação, o futuro, e combatendo a fome, a gente vai construir um Pernambuco novo que todo mundo quer ver”, destacou Raquel.
Além disso, Raquel mostrou que é possível fazer diferente, batendo recorde de empregos, assim como fez enquanto gestora de Caruaru. “Tivemos o Qualifica Caruaru, o Caruaru Moda Mundo. Fizemos parceria com o Sebrae, colocamos o ‘Sistema S’ dentro da Educação de Jovens e Adultos e vamos colocar dentro do Ensino Médio”, afirmou, citando propostas como os programas Bora Empreender e TrilhaTec.
“Sou capaz de buscar recursos, seja com quem for, e é com essa capacidade de mudança e transformação já provada em Caruaru, que vamos fazer as entregas que Pernambuco precisa”, pontuou.
Com informações da assessoria de imprensa.