
Durante a 87ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada nesta segunda-feira (7), em Brasília, a Prefeitura do Recife ganhou projeção nacional ao apresentar o GO MEI, plataforma criada para facilitar a inclusão produtiva de microempreendedores individuais. A iniciativa municipal serviu de base para o Contrata+Brasil, novo programa do Governo Federal, lançado em fevereiro deste ano. O prefeito João Campos destacou a importância do reconhecimento: “Quando o Governo Federal se inspira numa política bem-sucedida de um município, é sinal de que estamos no caminho certo.”
O GO MEI integra o programa GO Recife, criado em 2021, e conecta MEIs com demandas públicas por serviços, promovendo agilidade, digitalização e formalização de trabalhadores. Recife foi a primeira cidade do país a operar o Contrata+Brasil, em parceria com o Governo Federal, a ABDI e a Emprel, com investimento de R$ 7 milhões para desenvolver e expandir a solução.
Além do prefeito João Campos, a mesa de discussão contou com a participação da ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação), do presidente da FNP Edvaldo Nogueira e representantes de empresas e outras prefeituras. O debate abordou o impacto da inclusão socioprodutiva na economia local e a importância da modernização das compras públicas para gerar renda e desenvolvimento.
A experiência do Recife com o GO MEI será ampliada a partir de junho, com foco na aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do Contrata+Brasil. Segundo dados do governo, municípios injetam anualmente mais de R$ 200 bilhões por meio de compras públicas. João Campos finalizou destacando que a iniciativa vai além da gestão: “É uma aliança entre inovação, inclusão produtiva e geração de renda.”