O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou neste sábado (7/12), em Brasília, resolução que critica o mercado, citando especificamente a “Faria Lima”, e que pede mudanças na comunicação do governo Lula.
Essa foi a primeira reunião do diretório do partido, após o segundo turno das eleições municipais de 2024. Por 42 a 38, os integrantes da direção da sigla aprovaram, em votação, o texto elaborado pela ala majoritária do PT, chamada Construindo um Novo Brasil (CNB).
O documento, ainda passível de mudanças e inclusão de sugestões de outras correntes internas do partido, tem nove páginas. Em um dos trechos, o texto diz o seguinte: “A sociedade civil precisa manter-se vigilante e enfrentar as artimanhas da Faria Lima que visam minar conquistas econômicas e sociais por meio da especulação”.
Sem entrar no mérito do pacote de cortes de gastos, anunciado recentemente pelo governo federal, a resolução aponta que Lula está tendo acertos na área econômica e social, mas que enfrenta ação contrária do mercado e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Alta do dólar
O entendimento da ala do PT é que a especulação promovida pela “Faria Lima” – “manobra claramente política”, segundo o partido – estaria por trás da recente alta do dólar, que registrou recordes históricos acima dos R$ 6, nos últimos dias.
“O método é claro: os especuladores agiram após ficarem sabendo que as medidas ficais do governo incluíam a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. Trata-se de uma manobra claramente política para debilitar o governo e impedi-lo de continuar avançando no caminho do desenvolvimento e da justiça social”, consta no texto.
A resolução expõe, ainda, que Lula e Haddad acertam “ao expor a hipocrisia de grandes grupos econômicos e ao propor a taxação dos mais ricos”.
Mudança na comunicação do governo
Outro ponto mencionado pelo texto é a comunicação do governo Lula. A resolução defende que presidente e ministros utilizem mais instrumentos, como as transmissões em cadeira nacional de rádio e TV. “Lula faz um ótimo governo que precisa apenas ajustar o modo de comunicar e formar o seu povo”, afirma a ala do PT.
Os integrantes do partido apontam que essa comunicação não deve evidenciar, apenas, os fatos de que a vida está melhorando, mas, também, conscientizar as massas “sobre as razões pelas quais o povo merece ser soberando e artífice do seu próprio destino”.
Na avaliação da ala petista, “as entregas não estão traduzindo em aumento de popularidade de Lula e de sua gestão”. O próprio presidente expressou percepção semelhante em discurso aos petistas durante o seminário “A realidade brasileira e os desafios do PT”, nessa sexta-feira (6/12):
“Quero começar dizendo que há um erro no governo na questão da comunicação e eu sou obrigado a fazer as correções necessárias para que a gente não reclame de que a gente não está se comunicando bem”, declarou ele.
Com informações do Metrópoles