
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante conversa com jornalistas em Salvador, antes da cerimônia na qual recebeu o título de “Cidadão Baiano” e a Comenda 2 de Julho.
Caiado afirmou que o objetivo é iniciar, com antecedência, um processo de aproximação com a população brasileira. “Nosso assunto aqui é lançar a pré-candidatura, levar essa prévia junto à população. Esse é o motivo da decisão do União Brasil: caminhar, com tempo, para que as pessoas nos conheçam. Quem conhece o governo de Caiado, vota em Caiado”, declarou.
A cerimônia contou com a presença de figuras influentes do partido e da direita nacional, como o senador Sergio Moro (União Brasil), ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato, além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do ex-prefeito ACM Neto e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que manifestaram apoio à pré-candidatura de Caiado.
Com 75 anos, Ronaldo Caiado é médico de formação e está à frente do governo de Goiás desde 2019. Antes disso, exerceu cinco mandatos como deputado federal e também foi senador. Nascido em Anápolis, Caiado vem de uma tradicional família de produtores rurais com forte influência política no estado.
A pré-candidatura de Caiado fortalece o posicionamento do União Brasil como uma alternativa de centro-direita no cenário eleitoral de 2026, especialmente diante da indefinição sobre a participação de nomes como Jair Bolsonaro, atualmente inelegível.