Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Saúde do Jaboatão está pronta para receber a nova faixa etária de mulheres que deverão fazer mamografia preventiva anualmente

 

Cerpe: Com a nova resolução divulgada pelo Ministério da Saúde, que amplia o acesso ao exame de mamografia por rastreamento para mulheres a partir dos 40 até 74 anos – antes restrito à faixa de 50 a 69 anos –, a Saúde do Jaboatão dos Guararapes está pronta para absorver o aumento previsto na procura pelo serviço. A ampliação, que chega às vésperas do Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, reforça o compromisso com a prevenção e representa um marco na política nacional de saúde da mulher.

 

Em Jaboatão, a medida deve provocar um salto expressivo na procura. Hoje, o município conta com 57.640 mulheres entre 40 e 49 anos e aproximadamente 11 mil entre 70 e 74 anos. Elas passarão a ter acesso ao exame, somando-se às 81.132 mulheres de 50 a 69 anos que já realizam a mamografia de rastreamento regularmente. Com isso, a rede municipal estima um aumento de mais de 80% na demanda. A estrutura de saúde do município conta com duas clínicas radiológicas de atendimento habilitadas para a realização do exame, além de dois mamógrafos móveis que marcam presença em todas as ações nas comunidades promovidas pela prefeitura.

 

Segundo o Ministério da Saúde, somente a faixa etária de 40 a 49 anos responde por cerca de 23% dos casos de câncer de mama no país e, a partir de agora, o exame poderá ser oferecido mesmo sem sinais ou sintomas, mediante decisão conjunta entre paciente e profissional de saúde.

 

Para o prefeito Mano Medeiros, a medida tomada pelo Ministério da Saúde dialoga com a política pública municipal de atenção às mulheres jaboatonenses. “Atender as mulheres, em qualquer faixa de idade, sempre foi meta e responsabilidade da gestão. Com essa mudança nacional, reafirmo que Jaboatão está pronto para absorver essa nova demanda, proporcionando atendimento de qualidade a todas as mulheres”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

 

As políticas públicas voltadas para as mulheres do Jaboatão dialogam diretamente com o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), implantado no município pela gestora e articuladora do programa Andréa Medeiros. Para ela, ampliar o cuidado às mulheres a partir dos 40 anos no tocante à prevenção do câncer de mama foi uma decisão assertiva do Ministério. “Em Jaboatão, temos construído uma rede de políticas públicas que valoriza e cuida das mulheres em todas as fases da vida. A ampliação do acesso à mamografia a partir dos 40 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde, reforça esse compromisso e chega em sintonia com o que já defendemos no município: a importância da prevenção. Essa decisão permitirá que mais mulheres possam se cuidar, se prevenir e, consequentemente, irá salvar vidas”, afirmou Andréa Medeiros.

 

Com a proximidade do Outubro Rosa, a decisão do Ministério da Saúde fortalece ainda mais as campanhas de conscientização e prevenção que já fazem parte da rotina do município. O aumento da faixa etária contemplada deve ampliar o alcance das ações e reforçar a importância do diagnóstico precoce no enfrentamento ao câncer de mama.

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”