Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

STF forma maioria para liberar uso de receitas próprias do Judiciário fora do teto de gastos

Foto: Reprodução redes sociais

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para permitir que receitas próprias do Judiciário, como custas processuais e emolumentos, fiquem fora do limite imposto pelo novo arcabouço fiscal. A decisão representa uma vitória da tese que defende a autonomia orçamentária dos tribunais e foi tomada em julgamento no plenário virtual, ainda em andamento até a próxima sexta-feira (11).

 

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, foi seguido por Dias Toffoli, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes. Para Moraes, a exclusão dessas receitas não compromete o esforço fiscal da União, pois o teto continuará incidindo sobre os recursos repassados pelo orçamento público. Já os valores arrecadados diretamente pelos tribunais seriam usados exclusivamente para o custeio de suas atividades.

 

A decisão contraria a posição do Executivo e do Legislativo, que argumentaram ao Supremo que o novo arcabouço, em vigor desde 2023, foi construído com base no compromisso de todos os poderes em conter o crescimento da dívida pública. Segundo a regra geral, os gastos anuais da União só podem crescer até 70% da alta da arrecadação do ano anterior, respeitando um intervalo entre 0,6% e 2,5%.

 

A ação que levou à decisão do STF foi movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que alegou tratamento desigual em relação a outras instituições, como universidades e estatais, que já estavam autorizadas a usar receitas próprias fora do teto. A maioria dos ministros concordou que impor essa limitação ao Judiciário seria uma afronta ao princípio da separação entre os Poderes.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030