Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

STF nega pedido de prisão domiciliar para réus dos atos de 8 de janeiro

FOTO: JOEDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

 

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (4) um pedido de concessão de prisão domiciliar para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro que ainda aguardam julgamento. A solicitação foi apresentada pelo deputado federal Zucco (PL-RS), que buscava a extensão do benefício concedido recentemente à cabeleireira Débora Rodrigues.

 

Débora, acusada de participar dos atos e de pichar a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, obteve o direito à prisão domiciliar. Com base nesse precedente, o parlamentar argumentou que o mesmo tratamento deveria ser dado a outros réus em condições similares, como pessoas com doenças graves, mulheres com filhos menores de 12 anos, idosos e responsáveis pelo cuidado de crianças.

 

Apesar dos argumentos, o ministro Zanin entendeu que o pedido não poderia ser analisado por razões processuais. Em sua decisão, destacou que não cabe habeas corpus contra decisões tomadas pelas turmas ou por ministros da própria Corte.

 

Zanin afirmou que, mesmo considerando os fundamentos apresentados por Zucco, o pleito não poderia seguir adiante. “Em que pesem os argumentos do impetrante, este pleito não deve prosseguir”, concluiu o magistrado.

 

Com isso, os réus que continuam presos preventivamente pelos atos de 8 de janeiro permanecem sem previsão de mudança em suas condições de detenção, até que sejam devidamente julgados pelo STF.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030