Do Poder360° – O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na 4ª feira (21.set.2022) que terá, nas eleições de 2022, o dobro dos votos que teve no Nordeste em 2018, quando foi eleito presidente da República. “Nós tratamos o nordestino como cidadão de verdade, e não como eleitores. Eu tenho certeza que, no mínimo, terei o dobro da votação que tive no passado no Nordeste. Em alguns lugares, até com chance de ganhar”, declarou o chefe do Executivo durante entrevista à emissora Rede Vida.
O candidato do PL também falou sobre a sua visita ao município de Garanhuns, no interior de Pernambuco. A cidade é a terra natal de seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a visita ao município, Bolsonaro fez críticas aos casos de corrupção do governo do petista e citou que seu governo reduziu o preço da gasolina e ajudou os mais pobres com o Auxílio Brasil.
Em 2018, no 2º turno das eleições contra o então candidato Fernando Haddad (PT), Bolsonaro foi o candidato mais votado em 15 Estados e no Distrito Federal. No entanto, nenhum deles fazia parte da região Nordeste.
Apesar da fala do chefe do Executivo, a última pesquisa PoderData mostra que, em um eventual confronto de 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista segue levando vantagem no Nordeste.
O petista vem liderando consistentemente os cenários de 2º turno na região, sempre registrando taxa de intenção de votos próxima dos 60%. Bolsonaro, no entanto, parece traçar um lento movimento de alta: de 5 a 7 de junho para cá, subiu 9 pontos percentuais, de 23% para 32%.
Lula também vence o atual presidente no Sudeste. Já nas outras 3 regiões, os 2 candidatos empatam tecnicamente.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.