Por Renata Gondim – A pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (30) revela que a disputa ao Senado será definida nos últimos dias da campanha e com voto casado, seja com o presidente, ou com o candidato a governador mais votado.
Não é a toa que os números mostram a disputa pela liderança entre os candidatos Teresa Leitão (PT), apadrinhada por Lula, e André de Paula (PSD), apadrinhado pela candidata Marília Arraes (SD).
Teresa assumiu a liderança na pesquisa de hoje, passando de 12% para 15%; contra 13% de André, que antes liderava as intenções de voto com 14%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
O índice de votos Brancos e nulos 23% , (contra 27% na pesquisa anterior); e dos que não souberam responder 18% (19% na pesquisa anterior) ainda é alto. Por isso, ainda há campo a ser conquistado.
Guilherme Coelho (PSDB) subiu um ponto percentual e atingiu 10% das intenções; e Gilson Machado (PL) manteve os mesmos 7%. Carlos Andrade Lima (União Brasil) e Roberta Rita (PCO) estão empatados com 4%, cada, após aumento de um ponto percentual.
Esteves Jacinto (PRTB), Dayse Medeiros (PSTU) e Eugênia Lima (PSOL) mantiveram os mesmos percentuais da pesquisa anterior: respectivamente, 3%, 2% e 1%.