Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

TRF2 concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson, mas decisão ainda depende do STF

Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

 

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) concedeu nesta quarta-feira (2) o pedido de prisão domiciliar humanitária ao ex-deputado federal Roberto Jefferson. A decisão foi tomada com base em relatório médico da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que apontou quadro de extrema debilidade de saúde e risco de infecção hospitalar. Jefferson está internado desde julho de 2023 em um hospital particular no Rio de Janeiro.

 

A relatora do habeas corpus, desembargadora federal Andréa Esmeraldo, considerou que a permanência do ex-parlamentar em ambiente hospitalar pode agravar seu estado de saúde, e por isso deferiu a medida em caráter humanitário. Apesar disso, a decisão ainda não garante a transferência imediata de Jefferson para o regime domiciliar, já que existe uma segunda prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que continua válida.

 

Caso a prisão domiciliar venha a ser efetivada, Roberto Jefferson deverá cumprir uma série de restrições. Ele está proibido de utilizar redes sociais e aplicativos de mensagens, além de não poder deixar o estado do Rio de Janeiro, salvo em situações médicas de emergência, devidamente comprovadas e comunicadas à Justiça.

 

O ex-deputado também teve cassados seus documentos de posse e registro de armas de fogo. A decisão, no entanto, dispensou o uso de tornozeleira eletrônica durante o cumprimento da prisão domiciliar.

 

Roberto Jefferson, ex-presidente do PTB, responde a diversos processos na Justiça e já teve sua prisão decretada anteriormente por decisões relacionadas a ataques contra instituições e ministros do STF.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030