Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

UE ameaça retaliar EUA com tarifas sobre big techs caso guerra comercial não seja resolvida

Foto: Reprodução redes sociais

 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia está pronta para adotar medidas comerciais severas, incluindo tarifas sobre gigantes da tecnologia norte-americana, caso não haja avanço nas negociações com os Estados Unidos sobre a guerra tarifária instaurada por Donald Trump. A declaração foi feita em entrevista ao Financial Times, durante uma pausa de 90 dias acordada para tentar conter a escalada do conflito.

 

Von der Leyen enfatizou que a UE busca um acordo “completamente equilibrado” com Washington, mas alertou que está preparada para ampliar o embate comercial para o setor de serviços, atingindo diretamente empresas como Meta e Google. Uma das propostas em análise seria a criação de um imposto sobre receitas de publicidade digital, medida que afetaria significativamente as big techs norte-americanas.

 

Segundo ela, a União Europeia estuda utilizar, pela primeira vez, seu instrumento de anti-coerção, que permite ações contra exportações de serviços como resposta a medidas hostis. “Estamos desenvolvendo medidas de retaliação… Há uma ampla gama de contramedidas”, afirmou, destacando que as tarifas dependeriam do desfecho das conversas com os EUA.

 

Von der Leyen classificou a postura de Trump como um divisor de águas no comércio internacional. “Nunca voltaremos ao status quo”, disse, acrescentando que todos saem perdendo numa guerra comercial. Ela também lembrou que cerca de 80% dos serviços digitais consumidos na Europa vêm de empresas americanas, o que torna o setor um alvo estratégico para resposta econômica.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030