Diante do difícil cenário provocado pelos contínuos cortes orçamentários do governo federal, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemorou 76 anos de existência sem muitas razões para festejar. O deputado federal André de Paula, pré-candidato ao Senado e ex-aluno da instituição, destaca que recebeu recentemente, em Brasília, reitores pernambucanos de universidades e dos Institutos Federais (IF’s) para tratar da previsão de baixa de R$ 300 milhões no orçamento de custeio/2023, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
O parlamentar lembra que em várias entrevistas concedidas à imprensa, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, explicou que a universidade só dispõe de recursos suficientes para funcionar até setembro próximo. “Como resultado, a universidade tem sido obrigada a conviver com bolsas de estudo comprometidas, baixa produtividade científica, deficiência na estrutura física e, o que é pior, evasão das salas de aula”, ressalta. “Graças aos cortes financeiros do governo federal, a UFPE completa 76 anos em meio ao risco de fechar sem conseguir concluir seu semestre a tempo”, lamenta André.
Compromisso com a Educação – Formado no curso de Direito da UFPE, André de Paula ressalta que essa realidade enfrentada pela educação brasileira coloca em risco o futuro de milhares de jovens que veem nela a saída para uma vida mais digna. “Educação de qualidade para todos é garantia de melhores empregos, renda, dignidade e riqueza para o país”, afirma.
“Na Câmara, tenho feito a minha parte e no Senado não será diferente. Votei favoravelmente à participação da União no Fundeb, à renegociação do Fies – que beneficia mais de um milhão de alunos, e sigo trabalhando muito para que outra grande conquista seja mantida: o ensino público gratuito”, acrescenta o parlamentar.
Com informações da assessoria de imprensa.