Por Renata Gondim – Arraesista histórico, o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), terá papel fundamental na disputa eleitoral ao Governo do Estado. Avesso à nomeações e cargos, não deverá assumir nenhuma função oficial no grupo, mas é certo que caberá à ele uma contribuição importante na coordenação da campanha da neta de Miguel Arraes, Marília Arraes (Solidariedade), no Litoral do Norte do Estado, com efetiva participação também na Região Metropolitana.
Nos próximos dias, aliás, ele será o anfitrião de um grande encontro, que vai acontecer em Igarassu, onde Marilia vai conversar com lideranças da região. Até lá, Yves segue angariando novos apoios, sobretudo de vereadores. As adesões são oficializadas quase que diariamente no escritório da pré-candidata.
Em conversa com o nosso Blog, o prefeito não poupou elogios à ex-petista, a quem definiu como herdeira de Arraes. “Esse grupo que está hoje no poder, do qual eu já fiz parte, perdeu a identidade. Eduardo ganhou (em 2006) aplicando os ensinamentos de Arraes, mas depois dele isso foi esquecido. As origens arraesista e eduardista não existem mais. Agora Marília está mostrando que tem o DNA do avô, tá mostrando seu poder de articulação e união”, afirmou ele.
Para Yves, o DNA de Arraes ainda tem muita força não apenas na Mata Norte, onde ele tem a identificação com o trabalhador do campo, rural, e também no Agreste e no Sertão. Já na RMR, assim como em outros municipios do Estado, o ex-presidente e pré-candidato Lula (PT) é outro líder que faz a diferença na hora do voto.
“Essa vinculação com a imagem de Arraes foi muito forte e decisiva para Eduardo ganhar em 2006, e vai ser forte agora também. Principalmente porque o povo não ter as vezes a instrução, mas tem a sabedoria de saber quem fez por eles. E Marília, alémde ter a garra e de ser mulher, ela tem dois puxadores de voto: de um lado Arraes, que tem uma história muito forte, e do outro Lula, que tem muita força em Pernambuco”, avaliou o prefeito.