Raquel Lyra autoriza construção da maternidade de Ouricuri e três Complexos de Polícia Científica, com investimento superior a R$ 65 milhões

 

Fotos: Miva Filho/Secom

 

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta terça-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, quatro ordens de serviço que totalizam R$ 65,2 milhões em investimentos nas áreas de saúde e segurança pública. As obras contemplam a maternidade de Ouricuri e os Complexos de Polícia Científica (CPC) de Garanhuns, Petrolina e Ouricuri. A vice-governadora Priscila Krause participou da cerimônia.

 

“Estamos anunciando R$ 65 milhões em investimentos em obras importantes para Pernambuco, que fortalecerão de forma integrada as nossas forças de segurança. Também anunciamos o início das obras de mais uma maternidade, desta vez em Ouricuri. Desde o início da nossa gestão, estabelecemos como objetivo garantir cinco unidades em municípios estratégicos, para que as mães possam ter seus filhos mais perto de casa. Muitas vidas foram perdidas pela falta de uma estrutura adequada, especialmente em situações de urgência. Por isso, estamos investindo nessas entregas com compromisso e responsabilidade”, declarou a governadora Raquel Lyra.

 

Com investimento de R$ 51,2 milhões, provenientes de recursos estaduais e federais, a nova maternidade será referência no atendimento materno-infantil no Sertão do Araripe, beneficiando Ouricuri e outros dez municípios da região. A unidade contará com 117 leitos, ambulatório pré-natal, casa da gestante, centro obstétrico, unidade neonatal e serviço especializado de atendimento a vítimas de violência sexual.

 

“Temos essa necessidade há muitos anos no Sertão do Araripe, onde há uma das maiores mortalidades materno-infantil do Estado. Vai fazer uma diferença grande para a região, inclusive diminuindo distâncias”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

 

A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Socorro Pimentel, destacou a importância histórica da maternidade. “Pernambuco caminha rumo ao desenvolvimento. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas mães que peregrinam por longas distâncias para, no momento mais sublime de suas vidas, conseguirem ter seus filhos”, afirmou. “Esse tipo de investimento não acontecia há mais de 30 anos na nossa região. Isso mostra a sensibilidade do Governo do Estado, que está fazendo os investimentos certos”, completou a deputada estadual Roberta Arraes.

 

A construção da unidade integra o compromisso assumido pela gestão estadual de implantar cinco grandes maternidades em Pernambuco. Uma delas, o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, foi inaugurada em maio deste ano. As maternidades de Garanhuns, Serra Talhada e Igarassu já estão em andamento. Juntas, as cinco unidades somarão 740 novos leitos à rede materno-infantil do Estado.

 

“É um investimento crucial para a região. O projeto da maternidade é lindo, moderno, e eu acredito que a gente vai poder levar melhores condições, de fato, para as mulheres e suas crianças”, afirmou o superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho.

 

*SEGURANÇA PÚBLICA* – Na área de segurança pública, o investimento total será de R$ 14 milhões para os Complexos de Polícia Científica (CPC) de três municípios. Garanhuns, no Agreste Meridional, receberá R$ 5 milhões; Ouricuri, no Sertão do Araripe, R$ 4,7 milhões; e Petrolina, no Sertão do São Francisco, contará com R$ 4,3 milhões. Cada unidade terá um Instituto de Criminalística (IC) e um Instituto de Medicina Legal (IML).

 

“Isso vai garantir melhores condições de trabalho aos servidores, atendimento mais qualificado à população e ampliar a capacidade de resposta das investigações”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

 

A expansão dos CPCs faz parte de um processo de modernização da Polícia Científica em Pernambuco. Além das unidades em construção, o Governo do Estado já anunciou novos complexos nos municípios de Vitória de Santo Antão, Floresta, Arcoverde, Caruaru e Salgueiro, sendo que os dois últimos tiveram as obras retomadas pela atual gestão.

 

Presente na cerimônia, o deputado estadual Izaías Régis destacou a importância do investimento. “Temos quase um milhão de habitantes no Agreste Meridional, e, quando acontece uma morte, é necessário se deslocar até o IML em Caruaru. A construção do IML em Garanhuns demonstra que o Governo do Estado faz entregas bem feitas”, afirmou. A deputada estadual Débora Almeida também ressaltou a relevância da iniciativa. “Levar o IML para o interior do Estado é reconhecer e atender às necessidades das pessoas que vivem lá”, frisou.

 

Representando os municípios beneficiados, o prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Vemos o comprometimento, a dedicação e a busca pela melhoria da infraestrutura em todo o Estado. Nesta gestão, Ouricuri voltou a ser enxergado”, enalteceu o gestor municipal.

 

Estiveram presentes os secretários: Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Juliana Gouveia (Mulher), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Rodrigo Ribeiro (Projetos Especiais); os comandantes da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o coronel Francisco Cantarelli; o delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; e o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

 

Também marcaram presença os deputados estaduais Claudiano Martins Filho, João de Nadegi, Joel da Harpa, Henrique Queiroz Filho, Adalto Santos, Romero Sales Filho, Gustavo Gouveia, Nino de Enoque, Jarbas Filho, William Brígido e Dannilo Godoy; além dos prefeitos Teto Teixeira (Moreilândia), Elcione Ramos (Igarassu), Sérgio Colin (Toritama) e o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho.

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”