Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

STF: Reunião Lula – Trump isola Eduardo Bolsonaro, dizem ministros

Foto: Agência Brasil

 

O encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, na Malásia, tem gerado repercussões nos bastidores do STF (Supremo Tribunal Federal). Ministros avaliam que as questões relacionadas à atuação da Corte, anteriormente citadas por Trump como justificativa para sanções contra autoridades brasileiras, tornaram-se secundárias diante dos interesses comerciais e econômicos entre as nações. A informação é de Luísa Martins no Agora CNN.

 

A aproximação entre os líderes abre caminho para possíveis revogações de sanções aplicadas pelos EUA. Entre as medidas que podem ser revistas estão a Lei Magnitsky, aplicada ao ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, além da suspensão de vistos de ministros da Corte e seus familiares.

 

A ação judicial movida pelo PT questionando a aplicabilidade da Lei Magnitsky no Brasil, sob relatoria do ministro Cristiano Zanin, permanece em análise, sem urgência para julgamento. A Corte entende que acelerar a discussão poderia escalar tensões desnecessariamente.

 

Impactos políticos do encontro

 

A reunião entre Lula e Trump é interpretada como um fator que fragiliza a atuação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. O parlamentar, que se licenciou do mandato para realizar articulações em território norte-americano, havia se posicionado favoravelmente à aplicação de sanções contra autoridades brasileiras.

 

A avaliação nos bastidores do STF é de que a empreitada de Eduardo junto ao governo dos EUA perdeu força, principalmente, após a demonstração de disposição ao diálogo entre os dois países, evidenciada pelo encontro entre Lula e Trump.

 

Com informações do CNN-Brasil

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”