Do Antagonista – Jair Bolsonaro (foto) voltou a questionar a segurança das urnas eletrônicas. Em entrevista nesta segunda-feira (17) à Rádio Tupi, o presidente afirmou que os equipamentos são “ultrapassados”.
“Olha, diz a Polícia Federal que as urnas são inauditáveis. Não existe sistema eletrônico que seja perfeitamente blindado. Se nunca teve, vai chegar a hora. O que a gente sempre busca é dar mais uma camada de transparência. […] Você vê: os bancos gastam uma fortuna por ano na defesa dos seus dados, em um trabalho para evitar que alguém entre na conta dos seus clientes e façam movimentações. É um gasto constante.O TSE está com uma urna bastante ultrapassada, antiga, geração do final dos anos 1990″, disse Bolsonaro.
Ainda durante a entrevista, o presidente afirmou que as Forças Armadas estão analisando se houve problemas no primeiro turno.
“No momento, como as Forças Armadas foram convidadas a integrar uma comissão de transparência eleitoral, esse trabalho está sendo feito pelas Forças Armadas, eu não dou palpite. As Forças Armadas têm uma equipe enorme no Comando de Defesa Cibernética que trabalha nessa questão”, disse o candidato à reeleição.
Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos, contra 43,2% de Bolsonaro. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.