Por Renata Gondim – A Frente Popular de Pernambuco oficializou durante convenção, nesta sexta-feira (5), a candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao Governo do Estado, de Luciana Santos (PCdoB) a vice-governadora, e de Teresa Leitão (PT) para o Senado. O palanque do Clube Português do Recife ficou pequeno para tantas lideranças políticas, entre deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O grande público também lotou não apenas o salão principal do clube, mas também todas as áreas externas, e até a lanchonete Mc Donald’s, que se transformou em um mar de clientes de amarelo e vermelho. A maioria das pessoas, cargos comissionados que vieram direto de suas funções para um “expediente extra”. Muitas inclusive oriundas do Interior do Estado. Além de caravanas de vários bairros.
Em clima de “sextou”, e muito diferente de todas as convenções realizadas até então, foi observado o consumo de muita bebida alcoólica, sem qualquer cuidado para a proibição de garrafas de vidro, latas ou vistoria na entrada.
No entorno do clube, a população sentiu na pele os transtornos da realização de um evento deste porte em dia de semana e horário comercial, já que a concentração teve início desde às 14 horas. As avenidas Agamenon Magalhães e Rosa e Silva ficaram intransitáveis.
Muitos dos ônibus vindos do Interior acabaram se concentrando na Praça do Derby, alguns deles de origem escolar, o que acabou gerando problemas também no trânsito do local.