Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Glauber acampa na Câmara após Conselho votar cassação

Foto: Reprodução redes sociais

 

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) iniciou uma greve de fome e acampou no plenário 5 da Câmara dos Deputados após o Conselho de Ética aprovar, com 13 votos a 5, um parecer que recomenda a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de agredir um militante de extrema-direita, mas afirma ser vítima de perseguição política por ter denunciado o esquema do Orçamento secreto. Desde a noite de terça-feira (8), Glauber está ingerindo apenas líquidos e permanece acompanhado por assessores, sem se pronunciar à imprensa.

 

Em rede social, o parlamentar afirmou que sua greve de fome é uma medida extrema e política contra a atuação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem acusa de manipular o processo em troca de repasses do Orçamento secreto. Glauber também criticou o relator do processo, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), e pretende recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PSOL e o PT anunciaram obstrução dos trabalhos da Câmara como forma de protesto contra a decisão do Conselho.

 

A assessoria de Glauber afirmou que ele está sendo monitorado por médicos, mantendo a pressão estável e o peso em 91,7 quilos. Ele consumiu apenas isotônico e água na manhã desta quinta-feira (10). A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), que inicialmente cogitou se unir à greve de fome, foi dissuadida por colegas e decidiu seguir apoiando a causa por outros meios.

 

Glauber é um dos principais críticos do chamado Orçamento secreto, mecanismo de distribuição de emendas parlamentares sem transparência. O PSOL já levou o tema ao Supremo Tribunal Federal, que exigiu mudanças na forma de execução desses recursos. Em nota, Arthur Lira negou as acusações de manipulação do processo e afirmou que a denúncia contra Glauber foi apresentada pelo partido Novo, e não por ele ou sua legenda.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030