Oposição recorre, e projeto do governo que amplia cotas em concursos públicos terá de passar por nova votação no Senado

Senadores de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançaram o mínimo de assinaturas necessárias para levar ao plenário principal do Senado o projeto que amplia as cotas em concursos públicos do governo federal. O texto havia sido aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e seria encaminhado diretamente para a análise da Câmara dos Deputados.

Contrária ao projeto aprovado na CCJ, a oposição apresentou um recurso para forçar mais uma etapa de discussão no Senado. A medida representa um alerta para o Planalto, que acompanhava de perto a análise do texto pelos senadores, em uma tentativa de aumentar a segurança jurídica de editais já abertos e que estão programados. Isso porque a lei atual de cotas para negros em concursos deixam de valer em 10 de junho deste ano — exatos dez anos após a entrada em vigor das regras.


Parlamentares da base de apoio a Lula no Senado têm avaliado que, caso não haja nova lei mantendo as cotas, há risco de os editais serem questionados judicialmente. A principal preocupação gira em torno do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o chamado “Enem dos concursos”. O exame, que deveria ter ocorrido em maio e foi adiado em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, ainda não tem data para ser aplicado. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, quase 421 mil candidatos — dos mais de 2,1 milhões de inscritos — vão concorrer por cotas raciais.

A tentativa de trazer segurança jurídica aos editais levou o governo a articular ao longo de meses. Também fez ceder e acolher mudanças em diversos pontos durante a análise do texto pela Comissão de Direitos Humanos do Senado e pela CCJ, a fim de ampliar o apoio à proposta. O objetivo era aprovar — no Senado e na Câmara — e sancionar o projeto antes do dia 10 de junho. Com o revés capitaneado pela oposição, o calendário começa a ficar pressionado.

“É um problema (não aprovar esse projeto). Teremos que resolver com muito diálogo com os líderes na Casa. No dia 9 de junho, termina a vigência da lei”, disse o autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS).

 

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”