Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Tarcísio nega ter procurado STF para liberar ida de Bolsonaro aos EUA

Foto: Divulgação

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou neste sábado (12/7) ter entrado em contato com o Supremo Tribunal Federal (STF) para um eventual pedido de autorização para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa viajar aos EUA, em meio à crise gerada pelo tarifaço contra o Brasil, anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump.

 

“Eu fiz alguma petição lá? Peticionei alguma coisa? Isso é bobagem”, disse Tarcísio ao ser questionado por jornalistas durante agenda em Cerquilho, no interior paulista.

 

O líder do PT na Câmara, deputado federal Lindbergh Farias (RJ), protocolou petição no STF pedindo investigação contra o governador por suposta tentativa de obstrução da justiça. Segundo o parlamentar, Tarcísio teria feito “ligação direta a ministros do Supremo” para pedir autorização de viagem internacional ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

De acordo com a petição, o gesto do governador paulista teria ocorrido após a divulgação da carta de Trump, em que o presidente americano pede que o processo contra Bolsonaro seja encerrado.

 

Reunião com embaixada e pedido de união

 

Segundo o governador de São Paulo, a única medida adotada por ele até o momento, após o anúncio da sobretaxa de 50% dos EUA sobre exportações brasileiras, foi se reunir com o representante de negócios da embaixada americana no Brasil.

 

“A diplomacia brasileira, ao longo dos anos, sempre se saiu muito bem. A gente, obviamente, está tentando nutrir a embaixada dos Estados Unidos de mais informações”, disse Tarcísio.

 

A reunião de Tarcísio com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, em Brasília, irritou parte dos bolsonaristas que defendem que a anistia ao ex-presidente e seus apoiadores deve ser colocada como a base de negociação pelo fim do tarifaço.

 

Questionado neste sábado, o governador afirmou que isso é “uma questão de ponto de vista” e que ele deve “olhar o estado de São Paulo”.

 

“Eu sou governador do estado, existem interesses que precisam ser preservados, interesses das nossas empresas, dos nossos produtores, e é isso que a gente tem que botar em primeiro lugar. Eu estou falando de empregos, estou falando de pais de família. Então, neste momento, é a defesa que eu estou fazendo”, justificou.

 

Após ter culpado a diplomacia do governo Lula pela decisão de Trump, Tarcísio pregou união neste sábado e afirmou que é preciso “deixar a política de lado” para resolver o problema.

 

“O momento demanda união de esforços e sinergia, porque é algo complicado para o Brasil e para alguns segmentos da nossa indústria, do nosso agronegócio. A gente precisa estar de mãos dadas agora para resolver. Deixar a questão política de lado e vamos tentar resolver essa questão”, afirmou.

 

Com informações do Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

A partir de 2025, vereadores do Recife vão receber até R$ 37,8 mil em salário e “penduricalhos”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”