Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

TRE-GO derruba inelegibilidade de Ronaldo Caiado, mas mantém multa por abuso de poder

FOTO: VALTER CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, por unanimidade, revogar a inelegibilidade imposta ao governador Ronaldo Caiado (União), que havia sido condenado por abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024. A corte, no entanto, manteve a multa de R$ 60 mil, aplicada devido a condutas consideradas irregulares em eventos pró-campanha realizados na sede do governo estadual.

 

A punição original, determinada em dezembro pela juíza Maria Umbelina Zorzetti, incluía a inelegibilidade de Caiado, do atual prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), e da vice Cláudia Lira (Avante), além da cassação da chapa. A magistrada entendeu que o uso do Palácio das Esmeraldas para encontros de campanha configurou violação da legislação eleitoral, sobretudo pelo uso de símbolos partidários e a oferta de comida e bebida aos convidados.

 

Em recurso, as defesas alegaram que os eventos foram privados e sem impacto direto no pleito. Os desembargadores acolheram parcialmente os argumentos, avaliando que, embora as irregularidades tenham ocorrido, não foram suficientemente graves para comprometer a legitimidade das eleições. O presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga, criticou a pena de inelegibilidade como desproporcional, e o relator José Mendonça Carvalho Neto seguiu o mesmo entendimento.

 

A decisão segue a orientação do Ministério Público Eleitoral, que também considerou excessiva a punição de tornar Caiado inelegível. O caso ainda pode ser levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e, por isso, a decisão não tem efeito imediato. O julgamento ocorre poucos dias após Caiado lançar sua pré-candidatura à presidência da República em 2026, o que reforça a relevância política do desfecho no cenário nacional.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030