Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

Duda Salabert aciona PGR para pedir prisão de Bolsonaro por manifestação no Rio

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados e Agência O Globo/Alexandre Cassiano

 

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por declarações dadas por ele durante a manifestação que reuniu apoiadores e aliados na praia de Copacabana neste domingo. Na ocasião, segundo a parlamentar, o ex-mandatário proferiu “proferiu declarações que afrontam diretamente a ordem democrática e a segurança institucional do país”.

 

Na denúncia, a deputada destacou o momento em que o ex-presidente questionou o motivo de ter sido derrotado na última eleição presidencial, em “tom conspiratório” e incentivando “dúvidas sobre a idoneidade do processo eleitoral”. “Nosso governo fez o seu trabalho, por que perdeu a eleição?”, disse Bolsonaro no trecho separado pela parlamentar.

 

— Em seu discurso, Bolsonaro põe à prova mais uma vez o processo eleitoral brasileiro, um pilar do nosso estado democrático. Sua atitude demonstra que sua estratégia criminosa ainda está em andamento e não muda na sua tentativa de tomar o poder pela via autoritária — disse a deputada ao GLOBO.

 

Salabert também argumenta que a manutenção de Bolsonaro em liberdade seria uma grave ameaça à garantia da lei e da ordem, por ele “persistir na disseminação de dúvidas infundadas sobre as eleições de 2022”. A deputada ainda solicita que a PGR proíba o ex-presidente de usar redes sociais e de participar de eventos públicos que possam servir de plataforma para “novas incitações antidemocráticas”.

 

Adesão do público ato divide opiniões
Um levantamento do grupo de pesquisa do “Monitor do debate político” do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenado por Pablo Ortellado e Márcio Moretto, da Universidade de São Paulo (USP), e pela ONG More in Common, estimou que, no auge do ato convocado Bolsonaro neste domingo, 18,3 mil apoiadores do ex-presidente estavam na Praia de Copacabana. O grupo utiliza um método que analisa imagens aéreas, aplicando um software especializado para identificar e contabilizar o número de pessoas presentes. Já a PM divulgou que 400 mil pessoas passaram pela manifestação, sem explicar a metodologia.

 

Em outro levantamento, o Datafolha divulgou um cálculo de público na manifestação de 30 mil pessoas. O instituto também usou imagens aéreas. Elas foram obtidas às 11h10m.

 

A PM do Rio é subordinada ao governador Cláudio Castro (PL) — aliado de Bolsonaro e um dos oradores do evento. O GLOBO procurou a PM para entender a metodologia utilizada na contagem, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

 

A discrepância entre os números é significativa: a estimativa da PM indica um público quase 22 vezes maior que o calculado pelos pesquisadores da USP. O grupo acadêmico acompanhou a manifestação e produziu imagens aéreas entre 10h, horário de chegada de Bolsonaro, e 12h, quando ele encerrou seu discurso. A contagem foi realizada com o auxílio do software, e a estimativa de 18,3 mil pessoas corresponde ao pico do evento, durante a fala do ex-presidente.

 

Essa foi uma manifestação pequena para os padrões de mobilização do bolsonarismo — afirmou Pablo Ortellado, que coordena o Monitor do Debate Político ao lado de Márcio Moretto.

 

Com informações da Agência Brasil

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030