Logo do Blog da Renata Gondim
Previous
Next

STF suspende processos sobre “pejotização” e vai definir regras para todo o país

Foto: Reprodução redes sociais

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos no Brasil que tratam da legalidade da “pejotização” — prática em que empresas contratam prestadores de serviços como pessoa jurídica para evitar vínculo empregatício. A decisão, anunciada nesta segunda-feira (14), foi tomada após o STF reconhecer a repercussão geral do tema, o que significa que um único julgamento servirá de base para todos os casos semelhantes no país.

 

A discussão sobre a pejotização tem gerado atritos entre o Supremo e a Justiça do Trabalho desde 2018, quando a Corte autorizou a terceirização irrestrita, inclusive em atividades-fim. Gilmar Mendes, relator do caso, defendeu que diferentes formas de contratação refletem uma nova realidade laboral e conferem liberdade produtiva. Segundo ele, há uma “multiplicação de demandas” e decisões trabalhistas que desrespeitam o entendimento do STF, gerando insegurança jurídica.

 

O processo escolhido como referência envolve o vínculo entre um corretor de seguros e uma seguradora. Porém, o Supremo irá considerar casos envolvendo diversas categorias profissionais, como advogados associados, representantes comerciais, profissionais de saúde, motoboys e entregadores.

 

Ainda sem data definida para julgamento, o STF decidirá três pontos centrais: se a Justiça do Trabalho é competente para julgar esses casos; se é legal contratar pessoas jurídicas para prestação de serviços; e quem deve provar se houve fraude na relação de trabalho — o contratante ou o contratado. A decisão final terá impacto direto nas relações trabalhistas em todo o país.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

A AUTORA

Editora do Blog da Renata, a jornalista Renata Gondim tem atuação de mais de vinte anos na cobertura política de Pernambuco e hoje é uma das principais vozes femininas e produtora de conteúdo na área, destacando-se por sua atuação nas redes sociais. Foi correspondente em Brasília (DF) pela Agência Nordeste, na cobertura dos fatos do Congresso Nacional, e repórter Sênior de Política e colunista interina no jornal Folha de Pernambuco. É comentarista política da Rádio Tamandaré 890 AM, no quadro Provérbios da Política, com participações especiais como convidada também em outras emissoras do Estado e pela TV Nova Nordeste.

 

No segmento da assessoria governamental, foi Secretária de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura de São Lourenço da Mata (2008-2014), na Região Metropolitana do Recife (RMR); e assessora de comunicação da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Possui especialização em Marketing Eleitoral.

 

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030

A AUTORA

Renata Gondim é jornalista desde 2004. Foi repórter da editoria de Política da Folha de Pernambuco e colunista interina da Folha Política. Em Brasília, foi correspondente da Agência Nordeste no Congresso Nacional. Nos últimos anos, dedicou-se à assessoria de comunicação governamental. De volta à cobertura jornalística e aos bastidores da informação, agora com um blog autoral, assume a missão de combater as fake news e a manipulação de conteúdo, trazendo para você os principais fatos da política e temas de interesse da sociedade pernambucana.

 

Contato: renata@blogdarenata.com.br

VÍDEOS

MAIS LIDAS

1

Ex-prefeito Hildo Hacker segue com direitos políticos suspensos

1

Já diz o ditado: “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé”

1

Miguel Coelho firma compromisso por hospital regional em Ipojuca

1

“Serei a senadora das mulheres, da educação, da cultura, do emprego e oportunidade”

1

Urgente: Lula Cabral sofre nova derrota judicial e está inelegível até 2030